sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Pedra do Segredo e Cachoeira do Tigre Preto.

Quem visita o Parque Nacional da Serra Geral não pode deixar de conhecer a Cachoeira do Tigre Preto, tamanha é sua extensão - há uma sequência de três quedas, mas não é possível enxergar todas de uma vez. Para encarar a queda mais alta de frente é preciso atravessar um rio com a água no joelho e com sorte saltar sobre as pedras (a caminhada costuma levar 30 minutos, só ida). É através da trilha da Cachoeira do Tigre Preto, no Canyon Fortaleza, que é possível chegar até a Pedra do Segredo. É chamada assim pela atenção que chama as suas características, pois é formada por um bloco monolítico de 5 metros de altura e de aproximadamente 30 toneladas. Mas, o que encanta mesmo é o fato dessa grandiosa pedra estar equilibrada em uma base de cinqüenta centímetros. Depois de 3,5 km de trilha, com a Cachoeira do Tigre Preto no caminho, a Pedra do Segredo surge bela e intrigante. Como um bloco de 5 m de altura consegue se equilibrar em tão pequena base rochosa? Está aí o SEGREDO!!!


A Pedra e seu Segredo. A Pedra do Segredo é um bloco monolítico de 5 metros de altura localizado no vale escarpado do Cânion Fortaleza na área do Parque Nacional da Serra Geral. O que chama a atenção dos visitantes é a apresentação deste bloco rochoso (Formação Serra Geral – Cretáceo Inferior). A base da rocha possui poucos centímetros, e o imenso bloco se encontra disposto sob outra rocha a beira de precipício, revelando assim, um impressionante exemplo de equilíbrio, já que a rocha foi naturalmente erodida pelo tempo geológico. Para acessar o geossítio é necessário percorrer uma via não pavimentada que liga a cidade de Cambará do Sul (RS) ao Cânion Fortaleza. Às margens desta via, inicia-se uma trilha de fácil acesso, que conta com uma rota bem sinalizada. Durante o percurso até o geossítio é possível cruzar a Cachoeira do Tigre Preto que apresenta uma belíssima sucessão de quedas para o vale do Cânion Fortaleza. Por apresentar uma ótima estrutura de visitação a Pedra do Segredo tem grande interesse científico-turístico, sendo classificado como geossítio de relevância regional.

A partir daí o Arroio se despenca por 03 quedas e se forma a Cachoeira do Tigre Preto, por uma altura de aproximadamente 200 metros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário